Mestres

Mestres

"Guiada pela intuição, mestras e mestres foram se revelando em minha vida.

Céu e Terra, os primeiros, se fizeram presentes e me tornaram um exemplar da espécie humana, além de uma cidadã geopoliticamente brasileira.

Diante da expressão do Ritmo e Movimento, a arte se tornou plena quando encontrei os reinos da Natureza e suas culturas.

As pessoas mais velhas e simples, as crianças e artistas guardam e revelam sabedoria. Registrando-os, vivenciando criações coletivas, escutando suas histórias, saberes e expressões podemos aprender a ocupar a Terra criativamente."

Myriam Muniz

"1973. Me formei, fechei o piano. Incorporei, literalmente, a musicalidade. E comecei, no mesmo mês, a fazer teatro. E estudei com Myriam Muniz. O primeiro curso de Teatro que fiz foi com a grande mestra do teatro de São Paulo. Mergulhei pelo caminho iniciático, de cara, sem saber que estava fazendo isso. E essa mulher me levou a grandes descobertas: como mergulhar dentro de sua própria alma, como realmente esquecer-se, rasgar-se, expor-se e colocar-se em sacrifício para a arte. Myriam Muniz, abre e fecha o meu ciclo de dez anos dentro do teatro com palco, a partir de 85 eu sai e a ultima peça foi ela que dirigiu, 84, uma pessoa especialíssima que viveu entre nós, uma maga mesmo, uma verdadeira e profunda diretora, atriz, humana, ser humano, mulher, tudo."

Márcio Aurélio

"Marcio Aurelio Pires de Almeida, meu guia, meu mestre, meu amigo, meu diretor. Parceiro de muitas criações e momentos de descobertas e profundidades. Quando nos encontramos parece que os anjos nos tornam parceiros e unos, trazendo mensagens que aguçam nossas consciências. Agradeço sempre sua lúcida presença desde 1978, diretor d`Os Farsantes, com "Tietê, Tietê"e "O Filho do Carcará", em "Lua de Cetim", orientando meu doutorado na UNICAMP, 2004 a 2008, na direção de "Verde, Minha Terra" e mais recentemente no duo de improviso de voz com ele ao piano.'

Klauss Vianna

Klauss Ribeiro Vianna nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1928. Introdutor de um método próprio voltado para a corporalidade expressiva de atores e bailarinos, ficou mundialmente reconhecido por seu trabalho único como preparador corporal, foi um renomado bailarino e coreógrafo brasileiro. Pode-se dizer que Klauss foi considerado um dos primeiro pesquisadores e aplicadores da Técnica Somática no Brasil.

"ler mais..."

Linda Wise

Atriz, diretora de teatro e professora de voz, Linda Wise nasceu no Quênia e estudou na Royal Scottish Academy of Music and Drama. Ela trabalhou com Roy Hart de 1969 até sua morte em 1975. Membro do Roy Hart Theatre original e membro fundador do Roy Hart Centre no sul da França.

"ler mais..."

Dona Benta

Dona Benta na cozinha. Dona Benta na vizinha. Dona Benta na feirinha. Registro de três preciosos momentos da parceria e irmandade com a artista, atriz cômica, quitandeira, babá, cantora, poetisa e amiga, Dona Benta. Figura de marcante presença para o povo de Pirenópolis e que me incentivou em tudo na minha estrada e foi criadora, junto com Seu Ico e eu, do Grupo de Teatro Coisas Nossas, que apresentou e criou o espetáculo "A Empregada" e o filme "Múquem", além de muitas apresentações e contações de historias com músicas e danças.

Paulo Pascali

"Todos os dias ao final da tarde, papai saia para passear pelo bairro e visitava muitos amigos do comércio da rua Alfonso Bovero -SP. Na descida de volta para casa, passava na padaria da esquina da rua Apinajés e alegrava a todos. Carinho imenso ele distribuía e assim nos ensinou." por Julia

João Pé Chumbo: seus segredos

"Documentário com o Imperador 2015 da Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis. “João Pé de Chumbo: Seus Segredos” teve direção de Julia Pascali e edição de Tadeu Ribeiro. O filme mostra João Geraldo da Costa Pina, mais conhecido como Pé de Chumbo, ator de vários filmes rodados aqui em Pirenópolis (GO), seu profundo contato e conhecimento com a natureza do cerrado e historias da terra onde nasceu, de garimpos, remédios caseiros e confecção de telhas. As musicas fazem parte da paisagem sonora da cultura pirenopolina e foram gravadas ao vivo com o Grupo Encanto do qual participam jovens músicos e cantores que são liderados pelos artistas Aline Lobo, Cristina Campos e Victor Batista."

Seu Davi e o Cavalo Aimoré

"Seu Davi Miranda, carpinteiro, viajante, amigo, conta as maneirices do cavalo Aimoré."

Pois é, Seu Lulu

"Senhor Lulu Goulão (in memoriam), em visita ao Canto Guardian, canta e celebra a vida e a natureza. Colaboraram na edição: Teresa Caroline e João Guilherme." 2007

"Recordações"

"Seu Lulu e seu filho João fazem uma dupla sertaneja, em 2013, para nos oferecer "Recordações", de Roberto e Meirinho."

Samuel Karajá

"Conheci Samuel Yrewana Karajá durante as filmagens de 'Brincando nos Campos do Senhor', filme de Hector Babenko, realizado em Belém do Pará e arredores, em 1990. Desde então uma grande amizade e parceria nos une. Já criamos, junto com Carlos Xavante e João Terena, um roteiro de Teatro-Dança - 'Purutuia'; Samuel também participou de algumas aulas junto aos meus alunos na Escola de Musica e Artes Cênicas da UFG."

"ler transcrição..."

A estrela é você

"Em momento mágico uma senhora eslovena em Tópólo, Itália, se abre diante da câmera cantando e contando a história de um milagre que lhe protegeu a vida. Imagens: Julia Pascali, Edição: Tamara Ka." 1997

Marieta Amaral

A escritora Marieta Amaral passeando por sua cidade, Pirenópolis, relembra de recantos, cantos e casos.

Hana no Hana

"Hana na língua falada japonesa pode ter três significados: flor, nariz e nome próprio. Este vídeo procura captar o espírito lúdico da imigrante japonesa Hana Yuba, atriz cômica participante da Comunidade Yuba, no interior de São Paulo."

Tai Chi Fang

Registro da sequência dos movimentos de Tai Chi criado pelo artista plástico chinês Fang, radicado no Brasil desde a década de 50, com trilha sonora de Paulo Pascali Junior. 2006.

O Jardim de Seu Joaquim

Os sábios também cantam! Gravado em Canto Guardian, por Roberta Rox e Julia Pascali, Pirenópolis (GO), 2013.

Seu Ico

"Seu Ico, criador constante, amigo de todos e da natureza. Sábio e irreverente artista, ícone da cidade de Pirenópolis, soou o sino da igreja Matriz, foi bedel de escola e criou todos os anos um presépio imenso em sua casa, com canções, bater de sino, pilão e cascatinha na hora das visitações. Com ele criamos o Grupo de Teatro Coisas Nossas com a comédia "A Empregada" e o filme "Muquém", no qual ele atuou como dois personagens, fez o cenário, os figurinos e a trilha sonora. Com ele aprendemos das plantas, dos morros, das histórias de gentes, bichos, santos e romarias. Incansável piadista, fazer sorrir e alegrar a todos era seu dom. Grata, imensamente grata, pela amizade e confiança."

Histórias de Seu Ico

"ouvir..."

https://sincronicidadexpressao.com.br/sincronicidade/saberes/centro-oeste/seu-ico/

Presépio do Seu Ico

"Todos os anos, próximo ao Natal, os moradores de Pirenópolis e de cidades vizinhas, vinham à casa de Seu Ico para visitar o Presépio que ele montava de maneira muito rica e criativa."

Muquém, Uma História de Seu Ico

Filme realizado com artistas populares de Pirenópolis, totalmente idealizado por Seu Ico, contando a história que deu origem à romaria tradicional ao Muquém, em Goiás. Pirenópolis, 2002/2003.

A Empregada

Dona Benta e Seu Ico brilham no céu e no palco. Aqui junto com Marieta Amaral, Cristina Campos e Giovania Teles apresentam a comédia "A Empregada" com histórias criadas por eles mesmos durante os encontros do Grupo Coisas Nossas, do qual, no inicio, no anos de 1998, participava também Safia. A direção é de Julia Pascali. As imagens foram captadas por uma alma boa a quem agradecemos. Teatro de Pirenópolis (GO), 2001.

Elisa

""Minha querida Elisa Lobo Jayme deu uma lição espontânea de interpretação para câmera. Notem a naturalidade, o diálogo com a câmera, o alto poder de concentração e a graciosidade. Estado exemplar de presença."

Piccolo Pezzo di Radice

Imagens do Senhor Peppo, morador de Topoò (Topolove), Itália, captadas em 1997.

Dona Evanyr, Uma Outra Você

Documentário musical, dirigido por Julia Pascali, com montagem de Tadeu Costa. Dona Evanyr, paulistana que cantou em rodas com o conjunto Época de Ouro, apresenta sua voz e repertório, arte e documento do cancioneiro brasileiro que cruzam 80 anos de vida.

Kazuo Ohno

"Kazuo Ohno nos falava da vida do feto e suas sensações no interior do ventre da mãe; da relação com os mortos que nos acompanham tanto no sentido vertical, (os “espíritos” dos espermatozóides-irmãos daquele que nos gerou) quanto no vertical (nossa ancestralidade); de como captar e expressar a vida de uma flor desabrochando; de como expressar o vento forte que sopra antes da tempestade na beira da praia; das sensações comunicadas por uma pintura; etc." "ler mais..."

 

Palavras de Kazuo Ohno - Oficina de Butoh

Depoimento colhido e transcrito por Maria Julia Pascale em abril de 1986, no Teatro Anchieta, em São Paulo...

"Julia Pascali e outros artistas no studio de Kasuo Ohno, em Yokohana, no Japão, 1987."

Dona Myriam Dias de Oliveira

"Dona Myriam exala sabedoria a cada passo, a cada gesto, a cada verso. Tenho o privilégio de conviver com ela durante vários anos, em Goiânia, especialmente, na casa de sua filha, minha amiga e parceira, Lisbeth. Suas peças de teatro foram objeto de estudo de um Trabalho de Conclusão de Curso de uma aluna da EMAC UFG, Carla, sob minha orientação. Seus ensinamentos nos levam a desfrutar a vida com divindade e solidariedade."

 

Poema escrito e interpretado por Dona Myriam Dias de Oliveira, Goiânia 22/02/2020.

Sol de Luna, que vive na Austria, veio visitar parentes e amigos no Brasil. A avó de coração, Dona Myriam Dias de Oliveira, compôs cinco canções para elas cantarem. Aqui está o registro, Goiânia 23/02/2020.

Maurílio Barcelos

"Maurílio Barcelos, amigo, parceiro, mestre, indigenista, artista plásitco e performer. Conviver com Maurílio foi penetrar no Universo e na Arte pela veia da criação constante e irreverente, num olhar amigo, no feijão com arroz, no passeio na mata, na tela, na terra, no amplo palco da vida, com muita risada e alegria."

"ler sobre..."

"acesse a galeria..."