Parcerias
"No decorrer dos anos, com olhar e postura abertos para o outro e outras linguagens, parcerias foram surgindo. Às vezes duraram alguns dias, outras duraram anos e perduram até hoje. Seja na área do teatro, da dança, do texto, das traduções e adaptações, na criação de roteiros, performances ou construções pedagógicas e didáticas para a Paz, fomos tecendo várias obras em parcerias."
Vitor Bortolucci Junior (Vitão)
"Compositor, companheiro de vida e do Teatro Popular União e Olho Vivo. Juntos vivemos a arte de ser feliz e de criar músicas e cenas que inspirem o respeito a toda gente."
Canto Latino Americano "ouvir..."
Jean Pierre Barreto Leite
"Iniciamos nosso encontro mágico, no Novotel de Belém, durante as filmagens de 'Brincando nos Campos do Senhor'. Nós construímos o barco-teatro 'Julia', e o projeto Navegarte. Vivíamos no paraíso das águas amazônidas, igarapés, canoas (casquinhos), sumaumeira mestra, crianças, pais e avós ribeirinhos, açaí, jiboia adotada, gaviões filhotes, botos e muitos cantos, música e arte. Jean Pierre foi cenógrafo, percussionista, e professor em nossos trabalhos."
Aline Santana Lôbo
Pedagoga, mestre em Ciências e Humanidades, professora da Rede pública de Educação do Estado de Goiás, atua na cidade de Pirenópolis, flautista. Atua como professora de musicalização, pesquisadora de festas populares com foco na música. https://m.facebook.com/profile.php?id=100021925476829&ref=content_filter
Ricardo Saunders
Ricardo Saunders, tem um espaço a mais antes da palavra lucidez: "Artista plástico paraense que chegou em Pirenópolis e tomou meu coração. Certa vez, no início do milênio, saímos com duas câmeras a registrar a cidade, e trocamos de câmera, para disfarçar autoria. Homem de grande lucidez e generosidade ensinou aos que com ele estiveram a vivermos simplesmente e mergulhados na fé de cada instante. Reverencio sua presença."
Marieta Amaral
"Como Conheci Maria Julia Pascali
Eu sempre ouvia as minhas amigas falarem sobre Maria Julia. Dona Benta,
Dona Safia, Senhor Ico, todos estes amigos falavam que ela é uma pessoa
muito especial..." "ler mais.."
A Empregada
Dona Benta e Seu Ico brilham no céu e no palco. Aqui junto com Marieta Amaral, Cristina Campos e Giovania Teles apresentam a comédia "A Empregada" com histórias criadas por eles mesmos durante os encontros do Grupo Coisas Nossas, do qual, no inicio, no anos de 1998, participava também Safia. A direção é de Julia Pascali. As imagens foram captadas por uma alma boa a quem agradecemos. Teatro de Pirenópolis (GO), 2001.
Marieta Amaral na Academia
Muquém, Uma História de Seu Ico
Maria Conceição Conte
"Maria Conte, filósofa e artista 24 horas. Parceira de todas as horas e criares. Textos, intervenções urbanas, passeios, asseios, poemas, cores, festivais... Saíamos às ruas de São Paulo de máscaras para evitar e denunciar a poluição; tintura de Henna nos cabelos a demonstrar a que viemos, entramos como anti-Butoh no Festival de Butoh, éramos ligadas ao underground, à Zé Celso e ao Tai Chi. Vivemos o presente em sua total solidariedade e criação. Com ela também aprendi a morrer sem apegos materiais. Gratidão por nossas tantas arrelias e gargalhadas, amiga querida."
Samuel Karajá
"Conheci Samuel Yrewana Karajá durante as filmagens de 'Brincando nos Campos do Senhor', filme de Hector Babenko, realizado em Belém do Pará e arredores, em 1990. Desde então uma grande amizade e parceria nos une. Já criamos, junto com Carlos Xavante e João Terena, um roteiro de Teatro-Dança - 'Purutuia'; Samuel também participou de algumas aulas junto aos meus alunos na Escola de Musica e Artes Cênicas da UFG."
Rodrigo Peixoto
Rodrigo Peixoto Barbara é PERFORMATOR licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais/UFG. No campo cênico experiencia e desenvolve estudos com ênfase no triálogo: interpretação, dança (expressão corporal/Somato-
Katsue Yuba
"Katsue Yuba, amiga e parceira desde 1986, é como um pássaro corajoso que mergulha profundo em suas experiências e sentimentos. Cria desenhos e textos, costura, faz instalações com madeira e pedra, cozinha, e canta, canta, canta...
A sabedoria da Comunidade Yuba e de seus ancestrais, se revela em suas memórias e criações, trazendo à luz o saber tradicional da Comunidade Japonesa que se instalou no Brasil por volta de 1930."
Alexandra Magalhães Zeiner
"Escritora radicada na Alemanha, criadora do movimento Mulheres pela Paz (https://www.facebook.com/mulherespelapazfrauenfuerfrieden/), há alguns anos, Alexandra me convidou para participar de eventos ligados ao Dia Internacional da Mulher. Entre poemas, apresentações solo e coletiva e intercâmbio internacional entre jovens já estive presente aos eventos promovidos por ela em Göggingen, Augsburg, Cairo e Olinda. Durante a pandemia invocamos a Paz num sarau virtual https://fb.watch/8343591o3Y/ com pessoas de várias regiões do Brasil, Alemanha e Inglaterra."
Dia Internacional da Mulher celebrado em Augsburg, Mulheres pela Paz, contou com a participaҫão de artistas, escritoras(es) e visitantes dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Colômbia, Eslovênia, Kosovo, Lichtenstein, Panamá, Reino Unido e Suíça. Um projeto em parceria com Alexandra Magalhães Zeiner, 2015.
Ana Paula Carvalho
"Companheira, criativa, vívida, Ana Paula se uniu ao nosso projeto Sincronicidade e Expressão de corpo e alma, traço marcante de sua presença na Arte e na Vida."
Trecho da reunião dos participantes do Projeto de Extensão Sincronicidade e Expressão, da EMAC/UFG: "Busca, nascimento e esclarecimentos teóricos e práticos-metodológicos para a inscrição do projeto no MEC no ano de 2005, em parceria com Ana Paula Carvalho (in memoriam). "ouvir..."
Coletivo Água Branca
"Minha parceria com o Coletivo Água Branca, grupo de artistas plásticos que atua em eventos conjuntos e em diálogo com a cidade de São Paulo, se deu a partir dos trabalhos que já fazia com a artista Rubi Imanishi, com quem já havia desenvolvido trabalhos como pintura corporal para performance e dança para desenho."
https://www.youtube.com/watch?v=8MYhg4a5NVw
Comunidade Sarau Virtual
Luciano Luc
Luiz Davi Vieira Gonçalves
Luiz Davi Vieira Gonçalves é Performer, Diretor de Teatro e Antropólogo-Artista.
"Escolhi a foto mais antiga que temos juntes. Acredito que foi no segundo ano de graduação ainda no projeto Sincronicidade e Expressão. Entretanto, com certeza nosso amor nasceu em outras vidas, muito antes de Luiz Davi (aluno) e Julia Pascali (professora), e assim, juntes, seja qual for a qualidade de presença, caminharemos por várias e várias dimensões!"
"ler pósfacio..." do livro "Do sopro ao afeto: Corpos Kõkãmou na experiência xamânica" de Luiz Davi Vieira Gonçalves.
Visita ao Parque das Tribos
"Pelas mãos e à convite de Luis Davi Vieira Gonçalves, ator, diretor, professor doutor, ex-aluno e parceiro, cheguei ao Parque das Tribos, nas cercanias de Manaus, para visita e apresentação de 'Verde Minha Terra'. Fui recebida pelo vice-cacique Joilson, sua família e outros integrantes da grande aldeia. Os moradores deste Parque vem de 32 diferentes grupos indígenas. O Rio Negro e a Língua Geral une as diferentes culturas. Uma nova comunidade, cujos cacique e vice-cacique são de etnias diferentes, se estabelece revelando uma imensa capacidade de solidariedade, integração e vida comunitária criativa. Um exemplo a ser contemplado e seguido por todos nesta Nova Era." 2017
Alex Botega
Alex Botega iniciou seus estudos na Escola de Arte Osvaldo Verano em Anápolis. Atualmente vive em Pirenópolis, onde mantém seu ateliê.
O trabalho de Botega é inspirado nos costumes e na cultura do povo brasileiro. Suas obras são realizadas de forma primitiva, uma opção do artista que une a tradição e a técnica dos paneleiros com a liberdade da
forma expressa em sua arte. São peças com cores fortes e vibrantes que transmitem alegria, beleza, simplicidade, lirismo e sensibilidade. São mulheres figuras e personagens do imaginário do artista, que retrata o feminino em sua essência.
"Nossa parceria vem de outros cantos. Com total sincronicidade criamos performances para vernissages, vivencias junto à natureza e construímos percursos interativos."
Jéssica Lins
"Com delicadeza e muito amor, nossa parceria vem se tecendo desde as aulas de Artes Cênicas na UFG. Performer intensa e dedicada Jéssica Lins está sempre presente na criação conjunta de Percursos Interativos, Vivências pela Paz e Website."
Marcio Aurelio Pires de Almeida
"Meu guia, meu mestre, meu amigo, meu diretor. Parceiro de muitas criações e momentos de descobertas e profundidades. Quando nos encontramos parece que os anjos nos tornam parceiros e unos, trazendo mensagens que aguçam nossas consciências. Agradeço sempre sua lúcida presença desde 1978, diretor d`Os Farsantes, com "Tietê, Tietê"e "O Filho do Carcará", em "Lua de Cetim", orientando meu doutorado na UNICAMP, 2004 a 2008, na direção de "Verde, Minha Terra" e mais recentemente no duo de improviso de voz com ele ao piano."
Alcides Nogueira
"Alcides Nogueira Pinto, Tide querido. Nosso pacto se configurou desde "Tietê, Tietê", peça de sua autoria da qual fui atriz. Um encontro mágico, de compreensão e cumplicidade. Há anos, mesmo de longe, somos constantes. Atuei ainda em suas peças "O Filho do Carcará"e "Lua de Cetim", na década de 80."