Instalações
"Pequenas obras abertas, que acolhem materiais nobres, recicláveis e dejetos naturais, de caráter efêmero. Convidam à intervenção do observador, promovendo a experiência do estado de presença.
Registros de performances junto a instalações de outros criadores."
"Durante alguns anos, à beira do fogão à lenha, fui construindo mandalas com cada fósforo usado, combinando a outro objetos que iam se apoiando por ali. Amigos e visitantes ao entrarem na cozinha não resistiam e traziam suas contribuições, interferindo na colocacão e angulo dos fósforos. Fui fotografando, imprimindo, filmando, me maravilhando com a simplicidade do Ritmo e Movimento que estes simples e cotidianos objetos podem nos oferecer."
Fósforos e Sementes
"Durante anos, no beiral do fogão a lenha, fui brincando com fósforos utilizados e reutilizados. Mandalas foram surgindo e acolhendo outros materiais e sinais da natureza, e do Cerrado.”
Ritmo e Movimento (Hunab Ku)
Julia Pascali fala sobre os trabalhos com fósforos: "Durante alguns anos, à beira do fogão à lenha, fui construindo mandalas com cada fósforo usado, combinando a outros objetos que iam se apoiando por ali.”
Recados do Igarapé
Vivendo no barco-teatro "Julia", quando ancorado nas margens do Igarapé do Combu, apreciava os recados que vinham e iam com as marés, boiando nas águas. Aos poucos, com encantamento, fui recolhendo algumas peças de madeira, sementes, folhas, cordas.
Instalação Interativa Obashan
"Há mais de 30 anos convivo com a Comunidade Yuba (http://brasil-ya.com/yuba/historia/re.... Sinto-me parte desta grande família japonesa de agricultores artistas. A cada visita surge uma proposição, um diálogo criativo, em várias linguagens (videos, desenhos, poemas, traduções, perfomances, instalações) e sempre em conjunto com os participantes da Yama ( maneira carinhosa de chamar a comunidade). Nesta serie de fotos podemos observar a visita criativa a uma instalação interativa proposta por mim com um conjunto de bijuterias japonesas da Obashan ( vovó) que ganhei de presente de seu filho, Yuba Masakatsu Yazaki. Percebi que o presente poderia despertar memórias belas e unir os visitantes numa alegre celebração pela Vovó professora que partira." Julia Pascali, Mirandópolis (SP), Bairro da Segunda Aliança, Outubro de 2010.