Teatro Popular

Teatro Popular

"Em 1974 encontrei o Teatro União e Olho Vivo – TUOV, por cinco anos mergulhei no Teatro Popular, onde aprendi e exercitei uma arte plena - roteiro, dramaturgia, atuação, preparação corporal, coreografia, canto, cenário, sonoplastia, iluminação, maquiagem, figurino e divulgação - e participei de debates ao final dos espetáculos realizados nos bairros de periferia."

"Em 1973, termino o curso no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, fecho o piano e abro coração, mente, corpo e voz para o Teatro. E, pela via do caminho engajado, depois de fazer um curso de interpretação com Míriam Muniz e uma primeira peça com um grupo de Teatro Universitário (“O Homem do Princípio ao Fim”), mergulho com toda a alma no Teatro Popular através do Grupo de Teatro União e Olho Vivo (TUOV) e a peça “Rei Momo” (que era apresentada nos bairros da periferia de São Paulo, aos finais de semana, e nos atos públicos pela anistia, democracia e de solidariedade aos presos políticos). Aqui, aprendi o ofício integrado do Teatro: trabalhei como atriz, bailarina, cantora e assistente de direção (“O Evangelho segundo Zebedeu”) fui
coordenadora de expressão corporal (“Corinthians, Meu Amor”), pesquisadora (as greves no Brasil em 1968, para o espetáculo “Bumba meu Queixada”), colaborava na criação e montagem das coreografias, do som, da luz, do cenário, figurino e maquiagem, participava da divulgação e promoção dos espetáculos, de debates, palestras, seminários e festivais nacionais e internacionais (Panamá, Bolívia e Cuba). "

Teatro União e Olho Vivo - TUOV

"Participei do Grupo de Teatro Popular União e Olho Vivo, de 1974 a 1978. Neste documento consegui reunir fragmentos de áudio e fotos de uma apresentação da peça "Rei Momo", de César Vieira.”

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Rei Momo

1974/78 - "Rei Momo"

Autor: César Vieira

Diretora: Laura Regina Tetti

Grupo de Teatro União e Olho Vivo  - Teatro Popular

 

 

O Evangelho Segundo Zebedeu

"O grupo de Teatro União e Olho Vivo - TUOV - foi convidado a dirigir o espetáculo O Evangelho Segundo Zebedeu, de César Vieira, junto ao grupo TESB Teatro do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A montagem, da qual fui assistente de direção, foi realizada num Circo no bairro de Santana, em 1978. Nas fotos da estreia vemos, além das cenas do espetáculo, a apresentação do TUOV com canções e cenas em homenagem póstuma a Vitor Bortolucci Junior, compositor e diretor musical." "ver galeria..."

1978   -  "O Evangelho Segundo Zebedeu"

Autor: César Vieira

Diretora: Laura Regina Tetti

Circo do Sindicato dos Bancários

 

Bumba meu queixada

1978/79 - "Bumba Meu Queixada"

Criação Coletiva de TUOV

Texto: César Vieira

Pesquisa: Bumba Meu Boi e Movimentos Grevistas do Brasil

 

 

Lua de cetim

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Grupo Coisas Nossas

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Dona Benta e Seu Ico brilham no céu e no palco. Aqui junto com Marieta Amaral, Cristina Campos e Giovania Teles apresentam a comédia "A Empregada" com histórias criadas por eles mesmos durante os encontros do Grupo Coisas Nossas, do qual, no inicio, no anos de 1998, participava também Safia. A direção é de Julia Pascali. As imagens foram captadas por uma alma boa a quem agradecemos. Teatro de Pirenópolis (GO), 2001.

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Filme realizado com artistas populares de Pirenópolis, totalmente idealizado por Seu Ico, contando a história que deu origem à romaria tradicional ao Muquém, em Goiás. Esta foi uma experiência de Cinema Comunitário, dirigida por Julia Pascali, com os atores do Grupo Coisas Nossas e amigos de todas as idades. Seu Ico fez questão de interpretar dois personagens. Dois outros destaques são as participações de Dona Benta e Marieta Amaral, reconhecidas artistas de Pirenópolis, 2002/2003.