Livros
"Algumas experiências acabaram sendo marcos na trajetória de minha vida, pesquisa e expressão em arte. Livros trazem registros de minhas impressões, expressões, transformações e dos ensinamentos dos mestres e comunidades."
Índio Sabido Sim
"Histórias que vivi e ouvi junto ao povo Nambiquara, entre 1985 e 1987. Já faz alguns anos que carrego um montão de histórias sobre e dos índios Nambiquara. E sempre fui mostrando por aí, contando para um e para outro, tentando sensibilizar as almas urbanas para a sabedoria que estas histórias poderiam despertar em nós, abrindo nosso espirito para aprender, respeitar e conviver com o que é diferente.
Assim, eu, que sempre trabalhei contando histórias através do teatro, da dança, do cinema e do radio, virei contadora de histórias, com escola na tradição oral.
Dessa maneira, reunindo saberes e dizeres, anotações, lembranças e invenções cheguei aqui com esse registro.
E como quem conta um conto sempre aumenta um ponto, peço a benção do meu poeta-padrinho Manoel de Barros e licença para fazer saltar da minha história as histórias dos amigos Nambiquara." 2013
"ouvir..." Áudio livro
https://sincronicidadexpressao.com.br/expressao/audio-livro-indio-sabido-sim/
https://sincronicidadexpressao.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Livro-Indio-Sabido-Sim.pdf
Em Prol de Cravar Júbilo Nos Corações Dormentes
Lançado em novembro de 2020 pela Editora Appris, este livro, em forma de testemunho poético, revela o percurso da atriz Julia Pascali e suas vivências junto às culturas indígena e oriental na busca pelo estado de presença. Com novo olhar e conduta, aborda treinamentos, didáticas e proposições artísticas participativas.
Guiada pela intuição, ao modo de em um rito de passagem, surgem seus poemas, registros de época, histórias, insights, fotos, desenhos e diálogos com mestres de teatro e antropologia - Grotowski, Van Gennep, Erika Fisher-Lichte, Victor e Edith Turner.
O percurso apresenta, desde sua juventude, a tendência a viver a vida e o teatro em performance, pela necessidade de ampliar níveis de consciência e militar rumo à comunhão da arte coletiva.
Originalmente apresentado como tese de doutorado (Unicamp/IAR), este trabalho teve a orientação do reconhecido diretor de teatro Marcio Aurélio Pires de Almeida.
“Minha pesquisa tomou duas direções: a interior, em um mergulho até chegar ao silêncio que rompe a barreira do ego, e a de expansão da comunicação para com os reinos animal, vegetal, mineral e estelar”.
Quinta Barnasiana
Participação com contos, crônicas e poemas da publicação do movimento literário Bar do Escritor.
Bar do Escritor - QUINTA BARNASIANA
Organização: Giovani Iemini (2014)
Editora: Teixeira Grafica e Editora