Centro Oeste
"Desta plataforma alta e tão visual
Do Centro do meu país
Vejo os quatro cantos do céu
Tão diversos e unidos
Tal diversos e unidos
Pelo movimento cósmico e holístico de Tao
Pelo movimento cósmico e holístico de Tao"
Olha o Boi Piri
Adaptação do romance "A Hora dos Ruminantes", de José J. Veiga, para performance cênica coletiva, coordenada por Julia Pascali. Este vídeo também é resultado da Sincronicidade. Os participantes artistas, criadores e atores são pessoas ligadas à arte e à cultura de Pirenópolis, moradores de famílias locais e migrantes. Pirenópolis-GO, julho de 1996.
Átomo da Paz
Na passagem de Milênio, com o propósito de sensibilizar as pessoas nas práticas com e pela Paz, Julia Pascali convidou mais 5 parceiras da comunidade local (Marta Eniza de Oliveira Lobo, Edna Ferreira, Maria do Sol Vasconcelos, Esdras Jacinto e Shirley) e, juntas, criaram uma proposição de vivências pela Paz, integrando várias linguagens artísticas numa instalação interativa que ocupou todos os espaços internos e externos da casa do IPHAN, em Pirenópolis-GO, 1999/2000.
Folia 2010 - Pirenópolis-GO
"A religiosidade, em Pirenópolis, em especial a devoção ao Espírito Santo, se faz presente em vários momentos da Festa do Divino. Este ensaio fotográfico revela a saída da Folia do Divino de 2010."
Feitio de Veronca
Verônica ou Veronca é um doce de festa, feito pelo compartilhamento de trabalho entre as pessoas que participam e conhecem os rituais que compõem a Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis-GO, entre os anos de 2010 e 2016.
Crucificação
Registro da procissão e representação da crucificação, no Bairro do Carmo, Pirenópolis-GO, 2006/2007. Mostrando Sebastião Nei Rodrigues no papel de Jesus Cristo, para o qual se preparou durante anos.
Seu Ico
"Seu Ico, criador constante, amigo de todos e da natureza. Sábio e irreverente artista, ícone da cidade de Pirenópolis, soou o sino da igreja Matriz, foi bedel de escola e criou todos os anos um presépio imenso em sua casa, com canções, bater de sino, pilão e cascatinha na hora das visitações. Com ele criamos o Grupo de Teatro Coisas Nossas com a comédia "A Empregada" e o filme "Muquém", no qual ele atuou como dois personagens, fez o cenário, os figurinos e a trilha sonora. Com ele aprendemos das plantas, dos morros, das histórias de gentes, bichos, santos e romarias. Incansável piadista, fazer sorrir e alegrar a todos era seu dom. Grata, imensamente grata, pela amizade e confiança."
Histórias de Seu Ico
https://sincronicidadexpressao.com.br/sincronicidade/saberes/centro-oeste/seu-ico/
Presépio do Seu Ico
"Todos os anos, próximo ao Natal, os moradores de Pirenópolis e de cidades vizinhas, vinham à casa de Seu Ico para visitar o Presépio que ele montava de maneira muito rica e criativa. Seu Ico e seus filhos recebiam as pessoas ao som de músicas natalinas, o canto dos galos, sob o frescor de pequenas corredeiras e brotos de arroz. O toque do sino e a voz de Seu Ico contado histórias compunham a cena que nos acalenta até hoje." Pirenópolis-GO, 2004.
Muquém, Uma História de Seu Ico
Filme realizado com artistas populares de Pirenópolis, totalmente idealizado por Seu Ico, contando a história que deu origem à romaria tradicional ao Muquém, em Goiás. Esta foi uma experiência de Cinema Comunitário, dirigida por Julia Pascali, com os atores do Grupo Coisas Nossas e amigos de todas as idades. Seu Ico fez questão de interpretar dois personagens. Dois outros destaques são as participações de Dona Benta e Marieta Amaral, reconhecidas artistas de Pirenópolis. 2002/2003.
A Empregada
Dona Benta e Seu Ico brilham no céu e no palco. Aqui junto com Marieta Amaral, Cristina Campos e Giovania Teles apresentam a comédia "A Empregada" com histórias criadas por eles mesmos durante os encontros do Grupo Coisas Nossas, do qual, no inicio, no anos de 1998, participava também Safia. A direção é de Julia Pascali. As imagens foram captadas por uma alma boa a quem agradecemos. Teatro de Pirenópolis (GO), 2001.
Trilogia Dona Benta
"Dona Benta na Cozinha", "Dona Benta na Vizinha", "Dona Benta na Feirinha". Fazendo feijão e arroz, contando história pra alunos da Universidade e vizinhos de Pirenópolis (GO) e atuando em meio a feira de domingo no ano de 2010.
Gafanhoto isto não se faz! Deixa a minha horta em paz!
Contemplando a natureza do Cerrado, no Canto Guardian, e recordando a canção ensinada por Dona Benta (in memoriam), quituteira e artista popular da cidade, Julia Pascali registra a comilança de uma bando de gafanhotos. Pirenópolis-GO, 2014.
Seu Davi e o Cavalo Aimoré
Seu Davi Miranda, carpinteiro, viajante, amigo, conta as maneirices do cavalo Aimoré. Pirenópolis-GO, agosto de 2018.
João Pé Chumbo: seus segredos
Documentário com o Imperador 2015 da Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis. “João Pé de Chumbo: Seus Segredos” teve direção de Julia Pascali e edição de Tadeu Ribeiro. O filme mostra João Geraldo da Costa Pina, mais conhecido como Pé de Chumbo, ator de vários filmes rodados aqui em Pirenópolis (GO), seu profundo contato e conhecimento com a natureza do cerrado e historias da terra onde nasceu, de garimpos, remédios caseiros e confecção de telhas. As musicas fazem parte da paisagem sonora da cultura pirenopolina e foram gravadas ao vivo com o Grupo Encanto do qual participam jovens músicos e cantores que são liderados pelos artistas; Aline Lobo, Cristina Campos e Victor Batista.
Pois É, Seu Lulu
Senhor Lulu Goulão (in memoriam), em visita ao Canto Guardian, canta e celebra a vida e a natureza. Pirenópolis-GO 2007.
"Recordações"
Seu Lulu e seu filho João fazem uma dupla sertaneja para nos oferecer "Recordações", de Roberto e Meirinho. Pirenópolis-GO, 2013.
Cortejo Final
Registro do Cortejo Final do Projeto Jornadas Interativas COEPI, Premio Interações Estéticas 2010 do MINC recebido por Julia Pascali. Apresentação interativa que resultou das Oficinas e Ações Criativas desenvolvidas durante um ano junto aos artistas, griôs, educadores, jovens e crianças da COEPI, Pirenópolis-GO, 2011.
Momentos Criativos das Jornadas Interativas COEPI
Slide show com registros de várias oficinas que se desenvolveram na COEPI. Pirenópolis-GO, 2011.
Seguindo a Banda de Couro - Festa do Divino Espírito Santo
"No ano de 2015 registrei em áudio uma jornada da Banda de Couro com Vicente Melani ao sax. Um grupo de jovens marcam o ritmo nos seus tambores. A Banda passa pelas ruas em Festa da cidade de Pirenópolis, anunciando a alvorada nos corações ansiosos pelas bençãos do Divino Espírito Santo." Registro por Julia Pascali.
Linda Eriksson e Levi Oliveira
Registro do encontro de dois sanfoneiros, duas culturas: senhor Levi Oliveira de Pirenópolis, Goiás, e Linda Esriksson de Hällefors, Suécia. "ouvir..."
Tradições de Pirenópolis e outros sons
"Vivo em Pirenópolis Goiás no centro-oeste brasileiro desde 1994. Encantada com a cultura e as tradições locais fui ao mesmo tempo conhecendo e registrando a pulsante manifestação da comunidade local; terços cantados, cavalhadas, bandas, as pastorinhas, proposições e entre outros." "ouvir..."
https://sincronicidadexpressao.com.br/sincronicidade/saberes/centro-oeste/tradicoes-de-pirenopolis/
Programa de Rádio
Um programa semanal na rádio comunitária de Pirenópolis, 1995 à 1997. "ouvir..."
https://sincronicidadexpressao.com.br/sincronicidade/saberes/centro-oeste/programa-de-radio/
Lista de aves de Pirenópolis
"Nossa prospeção de aves dentro do município só abrange uma área limitada do mesmo, principalmente da Serra dos Pireneus até a Raizama, com esforços mais marcados nas zonas do atual Parque Estadual dos Pireneus, do Vale Dourado e do Santuário da Vagafogo. Daí faltam, certamente, na lista proposta, espécies associadas a ambientes aquáticos. Todos os ambientes (formações vegetais) apresentados na descrição do bioma, menos os palmeirais macaubal e guerobal, existem em extensões variáveis nas paisagens que visitamos, e a lista proposta apresenta aves encontradas em todos eles.
A lista soma listas de localidades com diferentes evoluções, por exemplo, o Vale Dourado está se regenerando, o Santuário da Vagafogo está mais estabilizado, e a cidade com seu entorno vai se degradando."