Centro-Oeste

Centro Oeste

"Desta plataforma alta e tão visual

Do Centro do meu país

Vejo os quatro cantos do céu

Tão diversos e unidos

Tal diversos e unidos

Pelo movimento cósmico e holístico de Tao"

Pelo movimento cósmico e holístico de Tao

"Olha o Boi Piri"

"Adaptação do romance "A Hora dos Ruminantes", de José J. Veiga, para performance cênica coletiva, coordenada por Julia Pascali. Este vídeo também é resultado da Sincronicidade. Os participantes artistas, criadores e atores são pessoas ligadas à arte e à cultura de Pirenópolis, moradores de famílias locais e migrantes. Pirenópolis-GO

Muquém - uma história de seu Ico

"Filme realizado com artistas populares de Pirenópolis, totalmente idealizado por Seu Ico, contando a história que deu origem à romaria tradicional ao Muquém, em Goiás. Esta foi uma experiência de Cinema Comunitário, dirigida por Julia Pascali, com os atores do Grupo Coisas Nossas e amigos de todas as idades. Seu Ico fez questão de interpretar dois personagens. Dois outros destaques são as participações de Dona Benta e Marieta Amaral, reconhecidas artistas de Pirenópolis. 2002/2003."

Átomo da Paz

"Na passagem de Milênio, com o propósito de sensibilizar as pessoas nas práticas com e pela Paz, Julia Pascali convidou mais 5 parceiras da comunidade local (Marta Eniza de Oliveira Lobo, Edna Ferreira, Maria do Sol Vasconcelos, Esdras Jacinto e Shirley) e , juntas ,criaram uma proposição de vivências pela Paz, integrando várias linguagens artísticas numa instalação interativa que ocupou todos os espaços internos e externos da casa do IPHAN, em Pirenópolis-GO."

Folia 2010 - Pirenópolis-GO

"A religiosidade, em Pirenópolis, em especial a devoção ao Espírito Santo, se faz presente em vários momentos da Festa do Divino. Este ensaio fotográfico revela a saída da Folia do Divino de 2010."

Feitio de Veronca

"Verônica ou Veronca é um doce de festa, feito pelo compartilhamento de trabalho entre as pessoas que participam e conhecem os rituais que compõem a Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis-GO."

Crucificação

Registro da procissão e representação da crucificação, no Bairro do Carmo, Pirenópolis, Goiás,mostrando Sebastião Nei Rodrigues no papel de Jesus Cristo, para o qual se preparou durante anos. 2006.

Presépio do Seu Ico ( Pirenópolis)

"Todos os anos, próximo ao Natal, os moradores de Pirenópolis e de cidades vizinhas, vinham à casa de Seu Ico para visitar o Presépio que ele montava de maneira muito rica e criativa. Seu Ico e seus filhos recebiam as pessoas ao som de músicas natalinas, o canto dos galos, sob o frescor de pequenas corredeiras e brotos de arroz. O toque do sino e a voz de Seu Ico contado histórias compunham a cena que nos acalenta até hoje."

Dona Benta

"Dona Benta na Cozinha", "Dona Benta na Vizinha", "Dona Benta na Feirinha". Fazendo feijão e arroz, contando história pra alunos da Universidade e vizinhos de Pirenópolis (GO) e atuando em meio a feira de domingo." "Dona Benta na Cozinha", "Dona Benta na Vizinha", "Dona Benta na Feirinha". Fazendo feijão e arroz, contando história pra alunos da Universidade e vizinhos de Pirenópolis (GO) e atuando em meio a feira de domingo.

Gafanhoto isto não se faz! Deixa a minha horta em paz!

Contemplando a natureza do Cerrado, no Canto Guardian, Pirenópolis (GO) e recordando a canção ensinada por Dona Benta (in memoriam), quituteira e artista popular da cidade, Julia Pascali registra a comilança de uma bando de gafanhotos.

Seu Davi e o Cavalo Aimoré

Seu Davi Miranda, carpinteiro, viajante, amigo, conta as maneirices do cavalo Aimoré. Pirenópolis-GO

João Pé Chumbo: seus segredos

O filme mostra João Geraldo da Costa Pina, mais conhecido como Pé de Chumbo, ator de vários filmes rodados aqui em Pirenópolis (GO), seu profundo contato e conhecimento com a natureza do cerrado e historias da terra onde nasceu, de garimpos, remédios caseiros e confecção de telhas. As musicas fazem parte da paisagem sonora da cultura pirenopolina e foram gravadas ao vivo com o Grupo Encanto do qual participam jovens músicos e cantores que são liderados pelos artistas Aline Lobo, Cristina Campos e Victor Batista.

Pois É, Seu Lulu

Senhor Lulu Goulão (in memoriam), em visita ao Canto Guardian, canta e celebra a vida e a natureza. Pirenópolis-GO 2007.

"Recordações"

Seu Lulu e seu filho João fazem uma dupla sertaneja, em 2013, para nos oferecer "Recordações", de Roberto e Meirinho. Pirenópolis.

Cortejo Final

Registro do Cortejo Final do Projeto Jornadas Interativas COEPI, Premio Interações Estéticas 2010 do MINC recebido por Julia Pascali. Apresentação interativa que resultou das Oficinas e Ações Criativas desenvolvidas durante um ano junto aos artistas, griôs, educadores, jovens e crianças da COEPI, Pirenópolis-GO.

Momentos Criativos das Jornadas Interativas COEPI

Slide show com registros de várias oficinas que se desenvolveram na COEPI durante o ano de 2011. Pirenópolis-GO.

Seguindo a Banda de Couro - Festa do Divino Espírito Santo

"No ano de 2017 registrei em áudio uma jornada da Banda de Couro com Vicente Melani ao sax. Um grupo de jovens marcam o ritmo nos seus tambores. A Banda passa pelas ruas em Festa da cidade de Pirenópolis, anunciando a alvorada nos corações ansiosos pelas bençãos do Divino Espírito Santo." Registro por Julia Pascali.

https://soundcloud.com/maria-julia-pascali/sets/banda-de-couro-festa-do-divino-espirito-santo-pirenopolis-2015