Canto Guardian

Canto Guardian recebe grupos de pessoas para vivenciar a natureza de forma criativa e ecológica desde 1998. Está localizado na cidade de Pirenópolis, no bioma Cerrado, como espaço de preservação ambiental, formado por uma rica vegetação, com árvores e ervas da medicina popular. Despertando a criatividade através do estar uno com a natureza, a expressão artística pode ser vivenciada em formas diversas: mandalas coletivas, atividades musicais, danças, performances, vivências e exposições. Tem como objetivo principal despertar a importância do respeito à natureza, de se dedicar à contemplação e expressar este olhar no cerrado.

Todos nós somos artistas e podemos experimentar a vida criativa em todos os nossos gestos e sentimentos. O universo aplaude a humanidade que vive a arte em sua vida com cumplicidade.

Canto Guardian proporciona caminhadas e experiências criativas junto à natureza visando a harmonia entre os reinos humano, vegetal, animal, mineral e estelar. O espaço oferece alternativas de vivencias para jovens, estudantes, turistas, educadores, moradores e artistas que estejam interessados em compartilhar com a natureza, a arte e a expressão. Conta com 3 espaços:
1 – Galeria e Ateliê, na varanda e sala aberta da casa principal com exposição de Desenhos, Vídeos, Esculturas e Instalações;
2 – Passagem do Cajado, em área aberta em torno da casa principal, Percurso Interativo com instalações participativas e Arte Mural;
3 – Cândida Selva - Trilha de Sensibilização, em área de preservação com mata, córrego, recantos e Instalações, com identificação de espécies e sugestões de observação e vivência.

Cândida Selva - Trilha de Sensibilização

Cândida Selva - Trilha de Sensibilização nos faz mergulhar na natureza de forma suave e simples: árvores, recantos, colinas, regato, pássaros, pequenos mamíferos, répteis, borboleta, céu, estrelas, noite...

Cândida Selva esta ofertada à Paz, às comunidades mais unidas e à integração da diversidade cultural. Caminhar é também aprender a se solidarizar com culturas diferentes, com paisagens, plantas e animais e descobrir outras possibilidades de viver. A criatividade é um dos caminhos mais diretos para a saúde, o bem estar e o contato com o Cosmos.

Cândida Selva Produções

Convivendo com a natureza de Cândida Selva, desde 1997, vários projetos, ações criativas e didáticas foram configurando Cândida Selva Produções: Produção teatral, literária, visual e sonora; Ensino de arte e cultura; Produção de fotografias e vídeos; Filmagens; Atividades corporais; Edição de livros; Serviços de voz, rádio e dublagem; Ensino de idiomas; Atividades de recreação e lazer; Atividades de ensino; Atividades de pós-produção cinematográfica de vídeos e de programas de televisão; Ensino de artes cênicas e dança; Criação de Percursos Interativos e Didáticas para a Paz.

Passo e Sonho

Criação inspirada pelos encontros da Comunidade Sarau Virtual, em parceria com Cynthia Lyrio. Caminhando pelas trilhas do Canto Guardian (Pirenópolis - GO), Julia Pascali revela, em uma crônica, seu amor pelo córrego Canela de Perdiz e pelo Brejo.

Águas mais águia

Imagens das águas que escorrem pelo córrego Canela de Perdiz, no Canto Guardian em Pirenopolis - GO , Brasil.

Gafanhoto isto não se faz! Deixa a minha horta em paz!

Contemplando a natureza do Cerrado, no Canto Guardian, Pirenópolis (GO) e recordando a canção ensinada por Dona Benta (in memoriam), quituteira e artista popular da cidade, Julia Pascali registra a comilança de uma bando de gafanhotos. Os comentários são de Jorge Luis Gianni e a presença da amada filha Cintia. (2014).

Muquém, Uma História de Seu Ico

Filme realizado com artistas populares de Pirenópolis, totalmente idealizado por Seu Ico, contando a história que deu origem à romaria tradicional ao Muquém, em Goiás. Esta foi uma experiência de Cinema Comunitário, dirigida por Julia Pascali, com os atores do Grupo Coisas Nossas e amigos de todas as idades. Seu Ico fez questão de interpretar dois personagens. Dois outros destaques são as participações de Dona Benta e Marieta Amaral, reconhecidas artistas de Pirenópolis. 2002/2003

Casal de Pica Paus

A visita do casal de Pica-paus foi registrada por Julia Pascali em março de 2021, no Canto Guardian, Pirenópolis (GO).