Itália
"Sempre fui curiosa por descobrir o por quê da ausência de contato com a família que vivia na Itália. Com o desafio de eliminar esta fronteira, criada a partir da Primeira Guerra, penetrei no território italiano. Por obra da Sincronicidade fui guiada até a Estação Topolove, Festival anual no Norte da Itália onde artistas do mundo todo são chamados a fazer proposições com o intuito de eliminar as fronteiras geradas pela Guera Fria."
Piccolo Pezzo di Radice
"Imagens do Senhor Peppo, morador de Topoò (Topolove), Itália, captadas em 1997. Topolò é um povoado de cultura eslovena, anexado à Itália e que sofreu uma depopolução decorrente das fronteiras que serviram à Guerra Fria. Moreno Miorelli criou um encontro internacional de artistas, no verão de Topolò, conclamando um mundo sem fronteiras. Desde o primeiro ano que fui a Topolò me atraiu a figura espantada do sr. Peppo, com a presença de tantos turistas em seu lugar tão calmo e ermo."
La Stella Sei Tu (A Estrela é Você)
"Em momento mágico uma senhora eslovena em Tópólo, Itália, se abre diante da câmera cantando e contando a história de um milagre que lhe protegeu a vida. Imagens: Julia Pascali. Edição: Tamara Ka." 1997 https://www.youtube.com/watch?v=v5hiF2PqeZA
("In un momento emozionante una signora slovena a Topolo, in Italia, si apre davanti alla telecamera cantando e raccontando la storia di un miracolo che ha protetto la sua vita. Immagini: Julia Pascali. Edizione: Tamara Ka." 1997)
Anibal, il giovinetto
Dois senhores italianos se reconhecem nas ruas de São Paulo.
"Bernardo"
"Bernardo" é uma performance aberta e participativa, criada por Julia Pascali, inspirada na obra de Manoel de Barros que percorreu cidades e culturas, acolhendo os sotaques e colaborações de cada porto. Estas imagens registradas pelo fotógrafo italiano Patrizio Esposito, registram momentos de criatividade, participação e integração comunitária de artistas e moradores do vilarejo de Topoló (Topolov), na fronteira entre Itália e Eslovênia, dentro do evento internacional Stazione Topoló, de 1998.