Ritmo e Movimento
"A consciência corporal me convidou à escuta e expressão do Principio Gerador do Ritmo e do Movimento (Hunab Ku, para a cultura Maia). O teatro ganhou novos campos e se tornou uma maneira de acolher o mundo, uma forma de conhecimento que inclui música, mímica, poemas, roteiros abertos, dança e desenhos no ar, no papel, nas fotografias e videos."
Ritmo e Movimento (Hunab Ku)
"Durante alguns anos, à beira do fogão à lenha, fui construindo mandalas com cada fósforo usado, combinando a outro objetos que iam se apoiando por ali. Amigos e visitantes ao entrarem na cozinha não resistiam e traziam suas contribuições, interferindo na colocação e ângulo dos fósforos. Fui fotografando, imprimindo, filmando, me maravilhando com a simplicidade do Ritmo e Movimento que estes simples e cotidianos objetos podem nos oferecer." Pirenópolis, GO, 2019. Hunab Ku - Princípio Gerador do Ritmo e do Movimento.
Imagens ao vento
"Video contemplativo sobre esculturas de Hisao Ohara gravado na Comunidade Yuba, interior do estado de São Paulo. Brasil."
Nambi Naine Ritmo e Novimento
“Desde jovem fui despertada para a gestualidade. Quando contam histórias os índios completam a cena com desenhos no ar, na areia, na água, na comida, na voz, no corpo. Os orientais buscam a espontaneidade do gesto que nasce do ser transformado em cosmos, em nada, em não-ser. Unindo estas duas forças passei a desenhar no ar, dançando, no texto, criando versos e histórias, no papel e nas mídias digitais, criando imagens. Escutando que vida e arte, cidadão e artista se misturam , convido companheiros a compartilhar a expressão das artes integradas em obras abertas e participativas."
Nambi Naine se expressa em exposição de desenhos a nanquim e digitais, instalações interativas, sarau e performances coletivas. Realizada em Pirenópolis, Belém do Pará, Olhos D'Água e Goiânia, nos anos de 2011 a 2013."
Ritmo e Movimento - Exercícios
Ao sabor da Sincronicidade, Julia Pascali apresenta seu ateliê e suas obras, instalação e desenhos, inspiradas em Ritmo e Movimento. Canto Guardian, Pirenópolis (GO), 2020.