Performances

Performances

"A partir de 1985, depois de mergulhar na Amazônia, e no universo indígena, no Oriente e no Zen Budismo, surgiram as primeiras performances que incorporam poemas, expressão corporal, musica ao vivo, roteiros cênicos e improvisos."

Transpiração

"Esta foi a primeira criação cênica após minha vivência com os Índios Nambiquara, no sul de Rondônia, em 1985. Mergulhei no mundo da performance, do improviso, das linguagens múltiplas, onde mímica, dança, corpo, música e poesia navegam num mesmo barco. Os músicos Caito Marcondes e Reyes Gil apostaram na viagem. O cenário, no palco da Arena do Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, recebeu 3 toneladas de areia, três pedras, um espelho e a tartaruga Chimbica, minha parceira de cena. Iolanda Huzac fotografou os ensaios, Juçara Moraes na direção e Beto Martins na preparação corporal."

Ler mais...

https://sincronicidadexpressao.com.br/wp-content/uploads/2021/04/TRANSPIRACAO-1986.pdf

https://sincronicidadexpressao.com.br/wp-content/uploads/2021/04/TRANSPIRACAO-1997.pdf

Corre Pela Jugular

Teatro-Dança inspirada nos movimentos do Bá Gua e nos trigramas do I Ching, esta performance trouxe interação com artistas dos locais por onde passou, como São Paulo, Comunidade Yuba e Pequim. Recebeu apoio irrestrito de Lucia Lee e ensinamentos de Liu Chih Ming. Apresentações no Espaço Off (São Paulo), Comunidade Yuba ( Mirandópolis SP) e Escola de Danças e Acrobacia de Pequim (China), 1987. "ver flyer..."

Link: https://www.youtube.com/watch?v=FdIzTYLiGjg&t=13s

Efêmera

"Aqui estão os germens dos Percursos Interativos: Efêmera, de 1989, realizado junto ao CPT na XX Bienal de São Paulo, com um grupo de 7 artistas convidados. Abertos e atentos, nos colocamos à disposição do espectador, como esculturas vivas. Neste diálogo, o material são os atores e bailarinos, e o/os autor/es, as ações, feições e emoções do espectador. Lentamente, ao perceber o jogo, o espectador se transforma em autor. A plateia, agora ativa, compõe o espetáculo conforme passa a moldar os artistas/esculturas a partir de suas próprias ações.""

PDF 1

PDF 2

Concerto Brasileiro para Bambu e Aço - Opus Oscilante

Proposição - Instalação Oscilante - Instrumento Musical - Espaço Gestual

Criada para o Primeiro Salão Paraense de Arte Contemporânea de Belem do Pará em 1992.

Instalação - Laura Mahon

Criação de Instrumento Musical - Jean Barreto Leite

Performance - Julia Pascale e Jean Barreto Leite

Composição Textual - Julia Pascale

Fotos - Marton Maués

Bernardo

"Bernardo" é uma performance aberta e participativa, criada por Julia Pascali, inspirada na obra de Manoel de Barros que percorreu cidades e culturas, acolhendo os sotaques e colaborações de cada porto. Estas imagens registradas pelo fotógrafo italiano Patrizio Esposito, registram momentos de criatividade, participação e integração comunitária de artistas e moradores do vilarejo de Topoló (Topolov), na fronteira entre Itália e Eslovênia, dentro do evento internacional Stazione Topoló, de 1998.

VIAZZ

Performance de Julia Pascali. Vídeo realizado em criação coletiva com parceiros do curso de doutoramento da UNICAMP, 2006.

Eurínome

Performance Coletiva e Participativa por Julia Pascali e Oswaldo Mori. Passagem subterrânea da Rua Consolação, São Paulo. Registro em vídeo de Regina Belfort.

Coletivo Água Branca

Imagens da intervenção da performer Julia Pascali com o músico Oswaldo Mori na instalação dos artistas plásticos e grafiteiros do Coleitvo Água Branca (coletivoaguabranca.blogspot.com/) em 31 de agosto de 2009. Imagens de Thiago Vaz.

Lambe Lambe

"Intervenção performática  de Julia Pascali e do compositor Oswaldo Mori, junto a exposição de artes plásticas pelo Coletivo Água Branca, "Lambe Lambe" no Parque da Água Branca, São Paulo-SP." 2010

Performance-diálogo com grafismo do Beco do Batman

"Em diálogos performáticos com as intervenções do Coletivo Água Branca de artistas plásticos me aproximei das obras e expressão de Helio Schonmann. Em 2010 ele me convidou e registrou uma performance que fiz junto às intervenções gráficas no Beco do Batman (São Paulo) criadas por ele e outros artistas."

Um Canto Nambiquara

Performance de artes integradas, reunindo desenho digital, dança, canto, poesia, teatro, e musica. Baseados em treinamentos chineses e expressividade indígena desenvolvemos uma expressão coletiva de caráter ritualístico e tribal.

https://sincronicidadexpressao.com.br/um-canto-nambiquara/

Verde Minha Terra

"Este ensaio a performance vocal "Verde Minha Terra", dirigida por Marcio Aurelio Pires de Almeida e Daraina Pregnolatto foi documentada pelo videasta Tadeu Costa Ribeiro, com quem venho compartilhando algumas edições de vídeo. Canto Guardian, em Pirenópolis, minha morada e inspiração desde 1997, onde aves, folhas, troncos, suins, teius, cobras, lagartos e estrelas compõem meu cenário favorito. As canções, em sua maioria, trazem os encantados seres da Amazônia pelas composições de Waldemar Henrique. A poesia das imagens e edição foi delineada por Tadeu Costa Ribeiro."

Verde Minha Terra (Augsburg/Alemanha 2017)

Passagem da Rua Consolação

"Minha parceria com o Coletivo Água Branca, grupo de artistas plásticos que atuam em eventos conjuntos e em diálogo com a cidade de São Paulo, se deu a partir dos trabalhos que já fazia com a artista Rubi Imanishi (http://enciclopedia.itaucultural.org.... ), com quem já havia desenvolvido trabalhos como pintura corporal para performance e dança para desenho."

Um dia O Mito encontrou a Mãe da Floresta

Ocupação Performática conduzida por Julia Pascali  –ABRACE 2023 Belém PA.

Registro poético da oficina “Criação Coletiva e Estado de Presença: via Li Shou” *, conduzida por Julia Pascalidentro dos trabalhos do GT Mito, Imagem e Cena no XII Congresso da ABRACE, realizado em Belém do Pará, em junho de 2023.  Cerca de 28 participantes de todos Brasil, estudiosos e praticantes das Artes Cênicas, cruzaram o Rio Guamá no barco “Hugo Leonardo” e foram acolhidos pela centenária árvore Sumaumeira, Samaúma ou Samaumeira  –  Mãe da Floresta, que vive na Ilha do Combu na área do restaurante “SaldosaMaloca”, e é preservado pelo Instituto Saldoso Combu. "ler mais..."